sábado, 12 de fevereiro de 2011

Quem foi Joaquim Bento?

Perfil do Patrono
Joaquim Bento Alves de Lima Neto (1924 - 1974)

    Joaquim Bento nasceu no Natal de 1924, em Santos (SP). Era filho de Roberto Alves de Lima e Helena Conceição Alves Lima. 
   Cursou o antigo ginasial no Ginásio Santista, de 1936 a 1940 e mudou-se para a São Paulo - HIgienópolis -  um ano depois, a fim de continuar os estudos. Neste mesmo ano matriculou-se no curso complementar, preparando-se para o curso de Direito do Liceu Rio Branco. Em 1942 transferiu-se para o Colégio Universitário da USP, onde concluiu a segunda série do curso complementar. 
    Casou-se no dia nove de julho de 1948 com Maria Regina de Rezende Alves de Lima, com quem teve dois filhos. 

    Em 1943 iniciou o curso de Direito na USP, Largo São Francisco, bacharelando-se em 1947. 

   Trabalhou em Santos nas Casas Comissionárias de Café Lima e Nogueira e, posteriormente, Silveira Freire S.A. Exportação e Importação, da qual era superintendente. Jamais exerceu a profissão de advogado, sempre foi exportador de café. 
   Dedicou-se também à pecuária e à lavoura de café, administrando duas fazendas de propriedade da família. 

    Provavelmente o trabalho que, ao longo de sua vida, tenha lhe dado mais prazer e ao qual se lançou com mais entusiasmo e dedicação foi realizado junto ao Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A convite de Oscar Pedroso Horta foi trabalhar no MAM para reorganizá-lo, sendo reeleito três vezes para o cargo de presidente, onde permaneceu de 1968 até o seu falecimento em 1974. 
    Joaquim Bento sempre foi cultor do selo, das artes e da música. Na época da faculdade escreveu um livro sobre a Academia Brasileira de Letras, porém não o publicou. 
    Faleceu em São Paulo aos 49 anos de idade, no dia 5 de abril de 1974 vítima de derrame cerebral.

5 comentários:

  1. É um imenso prazer participar desta equipe e oportunizar que todos conheçam nossa unidade escolar e o trabalho desenvolvido. Um ótimo ano para nós, que consigamos ultrapassar todas as barreiras e sairmos satisfeitos pelo nosso desempenho.
    Grande abraço a todos, Profª Julie.

    ResponderExcluir
  2. gostei desta historia que fala sobre joaquim bento e como foi.....

    ResponderExcluir
  3. Ei Eu Tambem Gostei Da historia de Joaquim Bento.....e Julie Continue Assim Com esse Blog da Escola Ele ta perfeito...mais eu acho q posso ajudar voce nesse blog eu quero participar das reunioes Sou o João Henrique 7c ve meu blog la pra se eu posso participar www.gifgames.co.cc

    ResponderExcluir
  4. eu Julie ai brigado por ta me seguindo no meu blog valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Estudei na EMPG , hoje EMEF Joaquim Bento Alves de Lima Neto, de 1982 a 1990. Saudades. Hoje moro no Litoral de SP e sou professora efetiva no Ensino Fundamental... saudades de rever a escola. Maravilhoso conhecer a história de Joaquim Bento...

    ResponderExcluir